iStart

O Instituto iStart foi criado em 2010 pela advogada especialista em Direito Digital, Dra. Patricia Peck Pinheiro, com a missão de levar mais educação em Ética e Segurança Digital para as famílias brasileiras.

O objetivo do Instituto é atuar diretamente junto às Escolas, para formar professores e alunos mais capacitados para lidarem com os novos desafios da Sociedade Digital e do uso crescente de recursos tecnológicos, dentro e fora da sala de aula.

A nossa missão é construir um Brasil Digital sustentável através da Educação Digital. Indivíduos mais responsáveis se tornam melhores cidadãos e têm capacidade de escolher melhor também seus representantes bem como conseguem também agir diretamente na melhoria de sua comunidade.

O iStart é um sonho realizado construído pela Dra. Peck para dar continuidade ao trabalho  de conscientização que foi primeiramente iniciado em 1999, dentro de empresas e instituições públicas, para capacitar a força de trabalho e dos gestores sobre como se proteger nos novos riscos digitais e como ter uma postura mais ética, saudável e segura no uso de ferramentas como celular, internet, mídias sociais e que agora alcança toda a família.

Sendo assim, hoje, o iStart é um centro de conhecimento que orienta na prevenção de incidentes bem como apóia na solução de conflitos oriundos em Escolas envolvendo alunos e professores no trato com as novas tecnologias.

O iStart desenvolve projetos próprios e em parceria para disseminar conteúdos sobre Ética e Segurança Digital através do Movimento “Família Mais Segura na Internet”, bem como auxilia na melhoria contínua da governança técnica-legal das escolas cada vez mais digitais, através da Certificação Selo “Escola Digital Segura”.

Além disso, o iStart forma educadores para ministrar aulas e palestras sobre os diversos temas de Ética e Segurança Digital, que abrangem atividades temáticas sobre Proteção da Imagem, Privacidade, Direitos Autorais, Uso de Mídias Sociais, Liberdade de Expressão Responsável, Combate a Crimes Digitais, especialmente Cyberbullying e Pirataria, Leis e regras aplicáveis ao dia-a-dia da vida digital das pessoas.

Para alcançar todo o Brasil e ainda expandir internacionalmente, o iStart forma também voluntários online, que têm como missão disseminar a proposta do instituto e levar seus conteúdos em português, inglês e espanhol para todos os usuários de internet, principalmente os jovens e a 3ª idade que cada vez mais se conectam e interagem  por aplicativos e recursos digitais.

Hoje o iStart já conta com mais de 16 mil voluntários, já possui presença  em todos os Estados Brasileiros, em todas as Capitais e em mais de 1.000 municípios, além de estar presente nos EUA e em Portugal, através de parcerias com a Cartoon Networks, do Grupo Turner, da PB Kids e Rihappy Brinquedos e do projeto http://miudossegurosnanet.blogs.sapo.pt/.

 Projetos do Instituto iStart:

  • Movimento “Família Mais Segura na Internet”
  • Certificação “Escola Digital Segura”
  • Produção de conteúdos pagos sob encomenda e Mediação de Conflitos Educacionais.

Acesse aqui o Estatuto Social do Instituto iStart e confira aqui a Ata da Assembléia Geral Ordinária e Extraordinária, realizada em 20 de junho de 2014.

Desde julho de 2015, o iStart é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – o que significa que será mais fácil conquistarmos parcerias com o poder público em todos os níveis. Além disso, agora as doações feitas por empresas podem ser deduzidas do imposto de renda. Saiba mais sobre OSCIP no Wikipedia.

Conheça os editais AQUI e AQUI.

Veja aqui como você pode apoiar as ações do Instituto iStart.