Istartcare: aplicativo ajuda usuários a criarem hábitos éticos e seguros na Internet

Lançado em fevereiro deste ano, o aplicativo iStartcare foi desenvolvido para orientar os usuários sobre as melhores práticas no uso seguro da Internet. Iniciativa do Instituto iStart, que desde 2010 atua para disseminar conteúdos sobre Ética e Segurança Digital, o novo dispositivo tem como foco quatro públicos: pais, filhos, alunos e professores.

“Basta um dos envolvidos ter alguma atitude de risco para colocar os demais em perigo. Em muitas palestras que realizamos nas escolas, é comum os pais relatarem que não sabem como realizar este trabalho preventivo com os jovens. Assim, o objetivo é que o iStartcare seja um suporte que orienta e dialoga com os usuários, estimulando um comportamento saudável na web”, resume a Dra. Patricia Peck Pinheiro,  advogada especialista em Direito Digital e Sócia Fundadora do Instituto iStart.istartcare

A importância da realização desse trabalho preventivo e orientativo aumenta ao passo que crescem os casos mau uso das novas ferramentas tecnológicas no ambiente escolar.  Em outubro passado, um levantamento do Instituto Istart apontou que ao menos 75% das instituições de ensino pesquisadas tiveram ocorrência de cyberbullying no ano letivo de 2015.

Vale lembrar que a partir deste ano letivo entrou em vigor a Lei nº 13.185, que instituiu o Programa de Combate ao Bullying em todo o território nacional. A medida foi criada como uma política preventiva, com foco de promover a mudança de comportamento hostil, privilegiando mecanismos e instrumentos alternativos para combater a prática da intimidação sistemática, inclusive no ambiente online. “A ideia é que o iStartcare seja uma ferramenta pedagógica e orientativa, que traz desde aulas on-line até pushs diários lembrando o usuário a ter atitudes seguras e construtivas na web”, destaca a Dra. Patricia.

Detalhes do aplicativo

Composto por 14 interfaces de conteúdo, o iStartcare traz informações acerca das iniciativas do iStart, como o “Movimento Família Mais Segura na Internet”, permite acesso às aulas e aos webinários do Instituto, com dicas educativas em Ética e Segurança Digital, e também disponibiliza cartilhas orientativas que tratam de temas como postura nas redes sociais e maneiras de realizar compras on-line com segurança.

Pelo aplicativo também é possível acompanhar as redes sociais do Instituto e do “Movimento Família Mais Segura na Internet”, entrar em contato com a equipe de especialistas para tirar dúvidas no ícone Ajuda, e conhecer os procedimentos necessários para obter a Certificação “Escola Digital Segura”.

Desenvolvido pela iCapp’s, o aplicativo está disponível para as plataformas Android e HTML5 e também para IOS. O Sócio Fundador da empresa, Tiago Vieira, considera a iniciativa bastante positiva, pois tem como foco disseminar o conhecimento no ambiente digital. “Quanto mais simples for a ferramenta, mais forte será a comunicação. Foi esse entendimento que guiou nosso trabalho ao desenvolver o app, visando fortalecer a divulgação de um conteúdo pedagógico na cultura digital. Instruir os usuários na utilização das próprias mídias e criar interação com esse público, estimulando o uso saudável da ferramenta, são alguns propósitos que destaco do aplicativo. É muito gratificante fazer parte de um projeto como esse”, declara Tiago.

Download

Apple Store: https://itunes.apple.com/br/app/istartcare/id1085712548?mt=8
Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.icapps.istart2&hl=pt_BR

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *